Expressar os sentimentos mais profundos, através da pintura , poesia e outras formas de arte.
domingo, 28 de junho de 2015
domingo, 7 de junho de 2015
CONTINUAÇÃO DA PARTE DA POESIA DO LIVRO "Oferta De Tempo"
POESIA DO MEU LIVRO (continuação)
Dia 5 de Dezembro!
Dia 5 de Dezembro!
É
neste dia que se festeja
O
trabalho voluntário
e
que Deus proteja
quem
gosta de ser solidário,
e
dedicar amizade
Com
muita lealdade
fazendo
companhia
A
quem está solitário
Partilhando
alegria
no
seu dia-a-dia
no
grupo comunitário..
com
todos os carinhos,
ajudando
nas atividades
pessoas
de todas as idades.
Quando
eram mais novos
os
meus netos queridos
Pintavam
com prazer!
Sempre
muito unidos
na
pintura a fazer
com
a avó a orientar
para
as crianças animar
na
alegria de incentivar.
ficando
as recordações
desse
tempo saudável
e
muito agradável
Aos
nossos corações!
DEZEMBRO
Tens
encantos de valor!
Até
no frio sentimos amor,
Por
tão grande beleza
Que
envolve a natureza.
A
tua neve abundante
Tem
beleza deslumbrante!
O
desporto nela praticado
Muita
gente tem encantado!
Tens
o dia do Voluntariado
que
sempre será comemorado,
Com
muita alegria e prazer
Pelo
trabalho que possamos fazer
nas
horas do nosso lazer.
tempo
de frutos colher
para
comer com prazer,
tempo
de estar à lareira
numa
alegre brincadeira!
Nossa
Senhora da Conceição
No
teu dia oito é festejado
e,
com todo o amor a afeição
À
nossa padroeira é dedicado.
Por
ser tempo de Natal
O
teu encanto não tem igual
Por
ter nascido Jesus
e
as crianças vibrarem
no
meio de tanta luz
e
por muito se alegrarem
Com
a troca de presentes
e,
se for com muito amor
não
haverá frio, mas calor!
No
teu último dia
É
a passagem do ano!
Noite
de muita folia,
Cheia
de grande alegria,
desejando-se
felicidades
Com
todas as amizades
e
todas as emoções
dos
nossos corações.
Mês
de Novembro!
lindo
mês de tradições
de
que ainda me lembro
com
todas as emoções!
Do
mês és o primeiro
Com
todos os encantos
de
amor verdadeiro!
As
crianças pedem bolinhos
Dia
sempre lembrado
em
louvor dos seus santinhos!
lembramos
os fiéis defuntos
Visitando
os cemitérios
com
sentimentos profundos!
No
dia de S. Martinho
vamos
à adega
e
provamos o vinho!
no
teu mês bem atraente
Sendo
sempre muito animados
Para
toda a gente!
Uvas,
marmelos, maçãs
e
outras frutas deliciosas
Como
medronhos e romãs.
Parte
da azeitona é apanhada
Com
os vizinhos a ajudar
Em
conversa sempre animada!
com
todas estas tradições,
que
devem ser recordadas
Como
importantes lições!
Começa
com o dia do Trabalhador
Dedicado
àqueles que com todo o ardor
Se
dedicam ao trabalho com amor
Merecendo
todo o louvor
pelo
bem prestado à humanidade
Para
que vivam em irmandade
E
todos em harmonia
No
seu dia-a-dia.
Todos
devem colaborar
Nesta
labuta diária
Para
que seja de admirar
Esta
união solidária.
mês
de tão lindas flores
Dedicado
a Nossa Senhora
Nossa
mãe venerada
Com
todos os amores
Por
nosso coração louvada.
à
nossa mãe terrena dedicado
Ela
merece todo o cuidado
Por
nos ter tão bem criado
e
muito amado.
Amemos
as nossas mães
Como
elas merecem
Devemos
dar-lhe carinho
e
sempre devemos lembrar
que
as mães não se esquecem
que
os filhos devem amar.
Aos
que já não têm mãe
Nesta
terra que habitamos
O
que nós desejamos
É
que estejam em paz
Resta-nos
a nossa oração
Que
alegrará o seu coração
E
que elas peçam ao Senhor
por
seus filhos queridos.
Que
o seu infinito amor
Lhes
dê dias bem coloridos,
Cheios
de solidariedade
Com
toda a igualdade.
A
Casa da Lameira
Feita,
com satisfação
Fica
em Mesão-Frio/Cardigos,
No
Concelho de Mação.
Com
ar puro envolvente,
Rodeada
com verdura,
É
bastante atraente
Em
árvores é abundante.
O
chilrear dos passarinhos
Embeleza
o circundante.
O
céu muito azul
Lembra-me
o azul do mar,
Que
é também um gosto
Poder
contemplar.
Faz-me
lembrar o Verão
E,
também as boas férias
Dessa
tão bela estação.
uma
Exposição de Pintura
a
óleo sobre tela,
da
Escola de Pintura
da
Câmara Municipal
de
Mação, na Biblioteca.
O
escrever poemas encanta-me
E
com a união da pintura
Creio
que será um regalo
Para
quem escreve
para
quem lê
e
para quem vê.
Será
sempre uma ternura
Como
em datas festivas
A
festejar com amigos e família
Com
entusiasmo e alegria
Por
tão belo dia
Tanto
da poesia
Como
da união
Que
alegra o coração.
POEMA A MESÃO FRIO
Mesão
Frio!
Tens
Cardigos por freguesia
E
o teu concelho é Mação,
As
pessoas sentem alegria
E
querem-te com afeição.
És
pequeno e tens pouca gente
Mas
tudo em ti é tão atraente
Que
deixas o povo contente
E
com orgulho permanente!
Com
todo o teu colorido,
e
com casas bem antigas
és
por todos bem querido
Lembrando
as belas cantigas!
Tens
uma ribeira importante
Que
serve de fronteira
Com
beleza deslumbrante
E
água para brincadeira!
A
água da tua ribeira
Move
moinhos
e
lagares comunitários
ainda
a funcionar
o
que é de admirar
Com
os nossos carinhos
Te
iremos preservar!
O
teu belo e antigo chafariz
Com
água própria para beber
Deixa
o teu povo feliz
E
nunca te irá esquecer!
sexta-feira, 5 de junho de 2015
OUTRO POEMA PARA A MINHA FILHA NO SEU ANIVERSÁRIO DE 4 de Junho de 2015
| Título: Retrato da minha filha Técnica: Óleo sobre tela Autora: Gracinda Tavares Dias Local: Escola de Pintura do Município de Mação |
FELIZ ANIVERSÁRIO
Minha filha querida
Hoje é o dia do teu aniversário
Que sejas feliz na tua vida
Com muita alegria e sucesso
Junto dos teus mais queridos
Com sonhos bastante coloridos
De perfeita realização
E bastante animação!
És o nosso maior bem
Sempre pronta a ajudar
Com beijinhos do coração
Sempre te iremos amar!
Um abraço de Parabéns e muitas Felicidades, dos teus pais sempre amigos
Virgílio e Gracinda
quinta-feira, 4 de junho de 2015
POEMA PARA O ANIVERSÁRIO DA MINHA FILHA
04/06/2015
Para a minha filha
Para a minha filha
No teu aniversário natalício,
minha filha, muito querida
Desejamos - te muita sorte
E felicidades por toda a vida.
minha filha, muito querida
Desejamos - te muita sorte
E felicidades por toda a vida.
Que teus sonhos se realizem,
Mereces o sucesso alcançar
Tens sido boa filha
Sempre pronta a ajudar.
Mereces o sucesso alcançar
Tens sido boa filha
Sempre pronta a ajudar.
Muita alegria, paz e amor
Para uma filha muito amada
E com todo o nosso louvor
Tu serás sempre lembrada.
Para uma filha muito amada
E com todo o nosso louvor
Tu serás sempre lembrada.
PARABÉNS E MUITAS FELICIDADES
Beijos dos pais sempre amigos
Virgílio e Gracinda
sexta-feira, 29 de maio de 2015
MAIS ALGUMAS POESIAS DO MEU LIVRO, ONLINE
TRABALHO
DAS VOLUNTÁRIAS
Da
Santa Casa da Misericórdia de
Cardigos/Mação
Nós somos as voluntárias
Da
Misericórdia de Cardigos
E,
gostamos de ajudar
Os
nossos bons amigos.
Ensinamos
a ler,
A
escrever e a pintar,
Com
toda a satisfação
Para
os poder alegrar.
Até
a avó Lúcia
Que
102 anos tem,
Pintou
pela 1ª vez
E
escreveu também.
Escrevem
belos textos
E
orações antigas.
Alguns
também cantam
Umas
belas cantigas.
Gostam
muito de ler
E
sobre o assunto falar.
Dá-lhes
imenso prazer
As
imagens contemplar.
Ditados
populares,
Interessantes
tradições,
Nisso
são peritos
A
darem-nos lições.
Gostam
de picotar,
Nas
horas de lazer
E
também de tricotar
Para
o quadro fazer.
Fazemos-lhe
companhia,
Medimos-lhe
a tensão
E
também os ajudamos,
Na
hora da refeição.
Praticam
ginástica,
Com
todo o prazer,
Sabendo
de antemão
Que
é para saúde ter.
Têm
lições de Catequese,
Com
muita dedicação
E,
assim são preparados
Para
a sua comunhão.
Todos
rasgaram papel
Para
a pasta moldar
E,
assim as belas imagens
Puderam
ornamentar.
Os
trabalhos do presépio
Feitos,
com muita alegria
Pelos
nossos amiguinhos
A
Jesus, José e Maria.
Paz,
alegria e saúde
E
um grande ideal
Desejam
as voluntárias,
Com
votos de Bom Natal.
Declamada
e feita por
Gracinda
Tavares Dias,
na
Festa de Natal.
Não sejas vingativo,
Nem
guardes rancor.
Trata
bem próximo
E
dá-lhe muito amor.
Deus
ajuda sempre
Quem
dá, com alegria.
A
um irmão necessitado,
Ajuda
no dia-a-dia.
Consola
os que sofrem
E
faz-lhes companhia.
Visita
os doentes,
Com
muita alegria.
Encobrirás
as faltas
Se
fores caritativo,
E,
Deus terá misericórdia
Por
esse belo motivo.
Mais uma festa a comemorar
e
que devemos adorar
num
memorável e grande dia,
em
que Jesus ressuscitou
dando-nos
imensa alegria
o
Senhor, que muito nos amou!
É
tempo de solidariedade,
De
darmos as mãos,
num
abraço de lealdade,
como
verdadeiros irmãos.
É
tempo de perdoar
de
se reconciliar
de
agradecer
e
de nunca esquecer
o
sofrimento do Senhor
com
todo o amor.
É
tempo de pedir perdão
de
vivermos em união
de
praticar mais caridade
mais
amor e bondade.
No dia 8 de Setembro de 1857
Ao
fazerem greve pelos direitos
As
cerca de 130 operárias
Foram
encerradas
Para
serem queimadas
Numa
fábrica, em Nova Iorque!
Reivindicavam,
com razão
De
16 horas a redução
Para
10 horas de trabalho
E
por receberem menos de um terço
do
salário pago aos homens
Por
tão grande descriminação
E
tão grande opressão!
Em
1910, na Dinamarca
Numa
Conferência internacional de mulheres
Foi
decidido comemorar
o
dia 8 de Março
Como
o dia internacional da Mulher
em
homenagem àquelas mulheres
Que
lutaram por outra qualquer
Nunca
devemos esquecer
estas
mulheres heroínas
Que
pelos direitos tiveram que morrer!
Desde
então para cá, o movimento
a
favor da emancipação da Mulher
Tem
trabalhado, com amor
Tanto
em Portugal,
Como
no resto do Mundo
para
que numa alegria, sem igual
A
mulher tenha orgulho profundo
Seja
digna de todo o louvor
Sem
qualquer favor!
Pretende-se
chamar a atenção
Para
o seu papel e dignidade
E
levar à consciencialização
Do
valor da pessoa humana
Perceber
o seu papel na sociedade
Contestar
e rever preconceitos
E
limitações que vêm sendo impostas
Que
para todos os efeitos
As
ideias sejam propostas
Para
reconhecer à Mulher a igualdade!
Em
1822, na 1.ª Constituição liberal
E
nas seguintes Constituições
Afirmaram
que a lei é igual
para
todos, sem referência especial
ao
sexo ou outras descriminações!
OUTRA POESIA PARA A MULHER
DIA DA MULHER
Mais um dia da Mulher
a
festejar com amor
e
com todo o primor!
Não
deixemos de participar
neste
evento de louvar
e
de muito admirar
por
ver mulheres a lutar,
para
outras apoiar,
nos
seus legítimos direitos
por
mais dignidade,
pelos
seus feitos,
para
mais liberdade
e,
também igualdade.
Apenas
por ser Mulher!
não
mais tanta opressão,
que,
isso, ela não quer!
Lutemos
ainda mais
para
ideais conseguir
e
não proferir tantos ais,
nem,
mais mal admitir!
Dia
8 de Março é o nosso dia,
dia
de amor e confraternização.
As
Mulheres merecem alegria
e muitos Parabéns, com emoção!
e muitos Parabéns, com emoção!
AO PAI
O memorial 19 de Março
Ao
Pai é, bem dedicado
E,
com um grande abraço
Por
mim é sempre lembrado.
O
meu pai é querido
E
bastante amoroso.
É
um pai sempre amigo
E
também muito formoso.
A S. JOSÉ
Como protector da família,
É
S. José venerado
E,
com grande alegria
Por
nós será estimado.
19
de Março é dia de S. José
E,
para o Pai foi escolhido.
O
exemplo da Casa de Nazaré
Deve
ser sempre seguido.
O dia 21 de Março é lembrado,
Como
o Dia Mundial da Floresta
E,
com muitíssimo agrado
Celebramos
a grande festa.
É
tempo de árvores plantar
Para
a paisagem embelezar
E
termos fruta saborosa
Como
o perfume da rosa.
As
árvores dão sombra
Para
refrescar, no Verão
E,
também boa lenha
Aquecendo,
noutra estação.
O
oxigénio para respirar
Na
saúde é o primeiro.
A
madeira para utilizar
Tem
um fim pioneiro.
A
POESIA
O dia 21 de Março é festejado,
Como
o dia mundial da poesia
E,
com grande alegria
Deve
ser comemorado.
É
maravilhosa a poesia!
Com
ela se pode imprimir,
Com
enorme harmonia
O
que se quer transmitir.
É
uma arte com beleza
A
escrita da poesia
E,
com toda a certeza
Um
valor do dia-a-dia.
A ÁGUA
A
água bem merece
Um
dia mundial.
Pois,
ninguém esquece
A
utilidade primordial.
Sem
água não se vive,
Bebê-la
é fundamental.
Com
ela todos sentimos
Um
prazer sem igual.
A
água própria para beber
É
incolor, insípida e inodora.
Para
ter saúde, na vida
É
lembrado a toda a hora.
Com
água se faz comida,
Lava-se
o corpo e o chão
E,
sempre com grande lida
Também
se faz o pão.
As
plantas devem absorvê-la,
Os
animais de forma igual.
Os
seres vivos precisam bebê-la
Para
não passarem mal.
A
água deve ser poupada,
Pois
é um bem essencial.
Se
não houver reservas,
Vamos
passar muito mal.
POEMA
DE NATAL
Natal!
Há
magia no ar!
tocam
os sinos
cantam-se
hinos de louvor
pois
nasceu o Salvador!
que
nos doa todo o amor
com
grande fervor!
Alegremo-nos,
então
com
todo o coração
e
muita devoção!
Natal!
tempo
de darmos as mãos,
a
todos como irmãos
como
o Deus - Menino pretende
e
a todos nós atende!
Façamos-lhe
a vontade
e
com toda a solidariedade
amemo-nos
com carinho
neste
nosso caminho.
Natal!
Que
as famílias reunidas
sejam
sempre unidas!
Que
as lembranças
de
todas as crianças
sejam
dadas com amor
e
seja dado louvor
a
Nosso Senhor
e
Nosso Criador!
Gracinda Tavares Dias
LEITURAS
Uma prova de o próximo amar
é
doar tempo para animar.
Lendo
histórias interessantes
Como
lhe faziam dantes
ou
fazendo trabalhos lindos
com
todos os carinhos
para
eles se sentirem bem
ao
serem úteis também.
Com
eles podemos aprender
as
suas histórias de encantar
que
jamais irão esquecer
na
alegria de partilhar.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


