Seguidores

terça-feira, 29 de outubro de 2013

A TRADIÇÃO DE PEDIR OS BOLINHOS NOS SANTOS

Tradição dos Bolinhos na minha terra natal
Chaveira de Cardigos
Óleo sobre tela
G.T. D.
Pão-por-Deus, Ou Bolinhos, Bolinhos em Louvor dos seus Santinhos
Em Portugal, no Dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir os bolinhos  de porta em porta. As crianças quando pedem recitam a frase: “Bolinhos bolinhos em louvor dos seus santinhos” e recebem como oferta: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’ ou 'Dia do Bolinho'.
Esta tradição já era registada no século XV. Tem origem no ritual pagão do culto dos mortos, com raízes milenares. Em 1756, também se cumpriu, 1 ano após o terremoto que destruiu Lisboa em 1º de Novembro de 1755 em que morreram milhares de pessoas e a população da cidade - na sua maioria pobre - ainda mais pobre ficou.
Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso (1 de Novembro), de forma espontânea, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto, a população aproveitou a tradição para desencadear, por toda a cidade, um peditório, com a intenção de manter uma tradição que lembrava os seus mortos.
As pessoas, percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão, dado grassar a fome pela cidade. E as pessoas pediam: "Pão por Deus".
Noutras zonas do país, foram surgindo variações na forma e no nome da comemoração.
Nas décadas de 60 e 70 do séc. XX, a data passou a ser comemorada, mais de forma lúdica, do que pelas razões que criaram a tradição e havia regras básicas, que eram escrupulosamente cumpridas:
Só podiam pedir o "Pão-por-Deus", crianças até aos 10 anos de idade (com idades superiores as pessoas recusavam-se a dar).
As crianças só podiam andar na rua a pedir o "Pão-por-Deus" até ao meio-dia.
Na freguesia de Cardigos, concelho de Mação, distrito de Santarém, ainda existe a tradição de pedir os bolinhos, no dia 1 de Novembro, que este ano será no dia 3 de Novembro, visto ter acabado o dia santo e ter passado para o domingo seguinte.
Do meu tempo de criança lembro-me muito bem de também ir pedir os bolinhos, dizendo sempre: Ó tia, bolinhos, bolinhos, em louvor dos seus santinhos.
A minha madrinha dava-me sempre uma capeluda de pão de trigo e as outras pessoas davam tremoços, castanhas, bolinhos. Agora começaram a dar moedinhas, para além de algumas guloseimas.

Sem comentários: