Seguidores

sábado, 4 de dezembro de 2021

FAMÍLIAS NUMEROSAS DE ANTIGAMENTE

FAMÍLIAS NUMEROSAS Eram assim as famílias de antigamente...numerosas e felizes. Neste caso, trata-se dos MARQUES do Outeiro, Chaveira, Manuel Marques e Nazaré de Jesus Martins e seus descendentes: Francisco, falecido h+a poucos meses, Armindo, João, José Henriques, Maria de Lurdea, António Manuel, Acácio, Carlos Alberto tirámos uma foto junto ao palheiro do ti João Pardal, ainda nos tempos em que as ruas da aldeia eram revestidas de mato para estrume. Ultimamente, este palheiro deu lugar a um Minimercado que, entretanto, já fechou. O fotógrafo foi o meu primo Isidro, filho de António Mata. A foto só nos foi entregue passados muitos meses pois, naquele tempo, os negativos eram enviados para o laboratório para serem revelados (agora é na hora ou antes no segundo). Esse dia foi dia de festa cá na terra pelo que est´+vamos todos vestidos a rigor, Mesmo que não houvesse festa, já era motivo para festejar só pela presença do meu pai, pois trabalhava em Lisboa e só vinha visitar-nos uma a duas vezes por ano. Não porque não tivesse saudades da família, mas porque a família era numerosa e era preciso trabalhar duro para a sustentar.Além disso, nesse tempo, poucos eram os que possuiam uma viatura e, para vir de Lisboa à terra, num transporte público, demorava-se um dia e este só estava disponível até Cardigos, porque de lá, at+e cá, vinha-se a pé com a mala ao ombro. Re cordo-me que de uma vez que o meu pai veio , o António, o mais novo, brincava com uma embalagem já esvaziada duns bombons. que o meu pai nos tinha trazido da cidade. olhando para dentro dela, constantemente e, a certa altura a minha mãe vira-se para o meu pai e exclamou: «O Manel...penso que o miúdo está a olhar, para o fundo da embalagem para ver se ainda vem de lá mais algum irmãozinho.Demos todos uma gargalhada e, poucos meses depois lá vem o Acácio e, mais tarde, o Carlos. Fertilidade era algo que não faltava á minha mãe, pois além destes, ainda teve mais dois rapazes gémeos, mas que faleceram pouco depois do nascimento. Ainda me lembro da minha mãe dizer, ás vezes,quando o meu pai estava quase a chegar de Lisboa para passar uns dias de férias connosco: "ainda a camioneta não chegou a Cardigos e já tenho sintomas como se estivesse grávida". De certeza que, que não estava mas, atendendo às nossas idades e, às vezes que nos vezes que nos visitava, uma coisa +e certa: batizava um e fazia outro. Ainda muito mais recordações da minha infância tenho, mas antes disso gostaria de deixar aqui uma homenagem aos meus pais que vou sempre recordar como bravos lutadores que tudo fizeram para o bem estar dos filhos, ao ponto do meu pai, já com 60 anos, ainda emigrar, para o Canadá, para tentar salvar da guerra das ex colónias, alguns dos muito rapazes que tinha lá em casa. Um abraço para a minha irmã e irmãos e uma boa tarde para todos os membros do grupo MINHA TERRA É CHAVEIRA José Henriques Marques .

Sem comentários: