Seguidores

sábado, 4 de dezembro de 2021

O PRIMEIRO DIA DE ESCOLA PRIMÁRIA DE MARIA DA SOLEDADE, SEMELHANTE AO MEU

Primeiro dia de escola, de uma amiga de Chaveira. Que boa memória e que linda partilha! Passados 69 anos da entrada na escola primária de Chaveira, Cardigos, dia 7 de Outubro, um dia que recordo muito bem. Com a minha mala de serapilheira, comprada na vila, com o livro, o quadro de pedra (ardósia) e o lápis de pedra. Não me lembro se já levava a sebenta, o caderno de duas linhas, o lápis de pau e caneta de rabo de pau. Tive facilidade em aprender as letras, juntá-las e ler. Pelo Natal já estava na letra miuda. Lembro-me de ler a "Emilita". Também tive muita ajuda da minha saudosa irmã. Éramos muitos alunos e só uma professora, a menina Conceição, No recreio, nós, as meninas iamos à casa de banho, à pocita e os rapazes iam mais longe, Fazíamos rodas, jogávamos aos 5 cantinhos, à cabra cega, ao lencinho, ao senhor barqueiro, às 5 pedrinhas, à macaca ou semana, ao ringue, às bonecas de trapos e tantas outras coisas, Os rapazes jogavam ao pião e ao mocho. tínhamos doutrina aos sábados, Já fazíamos algumas peças de teatro. desenho à vista. As meninas já faziam lavores femininos. Como é que o tempo passou tão depressa?! Temos que o aproveitar. Obrigada, Soledade, por tão belo contributo. reescrevi no meu blog pessoal para não se perder tão facilmente. Comentário de José Henriques Marques, para recordar mais alguns pormenores Ó Soledade, certamente também levavas, na tua bolsa, uma esponja, feita de trapos, para apagares o que escrevias nos dois lados daquela pedra de ardósia, pois era preciso espaço para mais uma cópia, um ditado, uma redação ( naquele tempo escrevíamos "Redação" ) ou um problema de 4 contas em que tinhas que tirar a prova dos 9, para ver se estava certo e, anos mais tarde, a prova real. Parabéns pela tua partilha e pela tua boa memória.

Sem comentários: