BOLINHOS
O dia de todos os Santos, 01 de Novembro. é tradicionalmente o dia de "pedir os bolinhos"
Há quem lhe chame também "Pão por Deus". "Bolinhos" "Blimblim"(…) É uma tradição que alguns fazem recuar ao princípio do Cristianismo e que servia para os crentes expressarem a sua solidariedade e amor pelos outros. Durante muito tempo correspondia à necessidade dos mais desfavorecidos tentarem, num dia religioso, encarar com menos vergonha o acto de terem de pedir esmola para garantirem a sua sobrevivência.
Em Portugal, a tradição ganhou força nos anos a seguir ao grande terramoto de Lisboa quando, em virtude do cataclismo, a vida dos habitantes piorou mais do que já estava. Como se sabe, o terramoto foi no dia 01 de Novembro de 1755 e, no primeiro aniversário, em 1756, o povo de Lisboa, assinalando a efeméride, aproveitou para ir pedir nas ruas" "Pão por Deus" Assim se teria renovado e consolidado a tradição. Também manda o costume que se pedisse apenas até ao meio dia, o que se mantém até aos nossos dias. Já se vão abrindo algumas exceções
Em tempos idos, as pessoas davam bolos de fabrico caseiro, fruta da época ( castanhas, bolotas, romãs, figos secos, nozes…) e, de vez enquanto, umas moeditas…Era uma festa… o pior era quando caíam marmelos dentro do saco. Daí o aviso: Marmelos não que embaraçam o coração".
As crianças são cada vez menos nestas terras desabitadas mas, no dia 01/11/2021, com o COVID-19 a pairar sem saber o que fazer, cumpriu-se a tradição ainda que sem a dinâmica pré-pandémica. Foi possível ver algumas criançada nas ruas da vila de Cardigos, dos Vales, da Chaveira, da Roda..."pedindo os bolinhos".