Seguidores

sábado, 9 de novembro de 2013

ORIGEM DO VOCÁBULO "SINCERO" E PENSAMENTOS ALUSIVOS

lindas orquídeas oferecidas por uma amiga de infância e colega


1 - Sabia que a palavra "sincera" foi inventada pelos romanos?
Eles fabricavam certos vasos com uma cera especial tão pura e perfeita, que os vasos se tornavam transparentes.

2 - Em alguns casos era possível distinguir os objetos guardados no interior do vaso.
Para um vaso assim, fino e límpido, diziam os romanos:
"Como é lindo! Parece até que não tem cera!"

3 - "sine cera" queria dizer "sem cera", uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através das suas paredes.

4 - Com o tempo, o vocábulo "sine cera" transformou-se em sincero e passou a ter um significado relativo ao caráter humano.

5 -  Sincero é aquele que é franco, leal, verdadeiro.
A pessoa sincera, à semelhança do vaso, deixa ver, através das suas palavras, os nobres sentimentos do seu coração

PENSAMENTOS:

1 - O bonito me  encanta. Mas o sincero ah! Esse me fascina".
(Clarisse Lispector)

2 - " Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te"
(Friedrich Nietzche)

3 - " Sinceridade é a verdade com amor"
(Chico Xavier)

4 - "A maneira de falar e de escrever que nunca passa de moda é a do falar e escrever sinceramente"
(Ralph W. Emerson)

5 - "Se eu estiver a ser sincero hoje, que importa que tenha de arrepender-me amanhã?"
(José Saramago)

6 - " Agrada-nos o homem sincero, porque nos poupa o trabalho de o estudarmos para o conhecermos."
(Marquês de Maricá)

7 - "As ações são muito mais sinceras do que as palavras."
(Madeleine Scudéry)

8 -"Um amigo é uma pessoa com a qual posso ser sincero."
Diante dele posso pensar em voz alta"
(Ralph Emerson)

9 -" Posso parecer sincero, mas não imparcial."
(Goethe)

10- "O arrependimento sincero é geralmente resultado da oportunidade perdida."
Emanuel Wertheimer)

Sem comentários: