A eleição presidencial nos Estados Unidos em 2020 será realizada em 3 de novembro, uma terça-feira. Será a 59.ª eleição presidencial do país. Os eleitores escolherão os integrantes do Colégio eleitoral, que se reunirá em 14 de dezembro para eleger oficialmente o presidente e o vice-presidente. Entre fevereiro e agosto de 2020 os partidos realizaram as primárias nos estados e territórios. Após, cada agremiação designou seus candidatos através das convenções partidárias. A eleição presidencial ocorrerá simultaneamente com as eleições para a Câmara dos Representantes e o Senado, além de várias disputas estaduais e locais.
Eleito na última eleição, Donald Trump candidatou-se à reeleição e em março de 2020 atingiu a quantidade de delegados necessária para ser nomeado o candidato republicano para a presidência. Na oposição democrata, as primárias contaram com dezenas de candidatos relevantes e, em abril de 2020, o ex-vice-presidente Joe Biden se tornou o presumível candidato do partido com a desistência do senador Bernie Sanders. Outros partidos menores, como o Libertário e o Verde, também escolheram seus candidatos presidenciais.
Biden e Trump são os candidatos presidenciais mais idosos já designados pelos maiores partidos dos EUA; se Biden for eleito e tomar posse, também se tornará o presidente mais idoso a ocupar o cargo. O vencedor desta eleição presidencial será empossado em 20 de janeiro de 2021 para um mandato de quatro anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário