Seguidores

terça-feira, 13 de março de 2012

EXPOSIÇÃO DE MÁRIO TAVARES DIAS E ADÉLIA DE LOURDES MARTINS, INAUGURADA PELO MUNICÍPIOP DE PROENÇA-A-NOVA

Pintura e escultura na galeria municipal
Quando se olha para o resultado, custa a acreditar que o processo criativo começou quase por acaso. Ao olhar para os rolos de arame de fardos de palha que se acumulavam lá por casa, Adélia Martins decidiu fazer alguma coisa para os reutilizar. Foi assim que surgiram os cogumelos em arame e madeira que se destacam na exposição patente, até final de Abril, na galeria municipal de Proença-a-Nova, que junta a escultura da autora à pintura abstrata de Mário Tavares Dias.
A segunda peça criada, uma bola destinada a servir como candeeiro, chama a atenção por ter no interior um ninho. A carriça que o escolheu para fazer a sua casa foi a companheira de Adélia Martins ao longo da preparação da exposição. “Pendurei a bola à porta de casa e fui quatro ou cinco dias a Lisboa. Quando voltei, o ninho estava lá dentro”, recorda.
Professora de Educação Visual e Tecnológica na reforma, Adélia Martins manteve o “bichinho” da escultura adormecido desde a faculdade, já que optou pelo curso de pintura. O gosto pelas artes passou para o marido e quando este se reformou começou a testar as suas próprias linhas, para ocupar o tempo. Sete dos coloridos quadros de Mário Tavares Dias podem ser vistos na seleção exposta na galeria municipal.
Na abertura ao público, que decorreu no sábado, Mário Tavares Dias destacou a importância da galeria municipal como montra para os artistas locais, enquanto Adélia Martins confessou o “gozo extremo” que lhe deu montar a exposição, revivendo o trabalho desenvolvido com os alunos enquanto foi professora. Com a simplicidade da matéria-prima escolhida pretende “provocar as pessoas”, mostrando que “as mãos e os pés” bastam para se criar algo.

3 comentários:

Leonor Nunes disse...

Leonor Nunes

Tenho mesmo que ir visitar! Pela Páscoa vou aí e aproveito. Parabéns aos artistas.

gracinda tavares dias pintora disse...

Adoro o tipo de pintura do seu irmão e as esculturas em arame de fardo bonitas. Bem aproveitado o arame! É preciso ter ideias novas.

gracinda tavares dias pintora disse...

O comentário anterior foi da artista Mila Lopes de S. Pedro do Esteval/Proença.

Também me pediu que dissesse ao meu irmão que gostou muito de visitar a Exposição.