Seguidores

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PICOTA PARA TIRAR ÁGUA DO POÇO E AGUADOURO PARA AGUAR



Miniatura de uma picota para recordar e preservar a tradição
Autor: Artesão/artista, Domingos Martins , do Carvalhal


PICOTA:

É constituída por dois pedaços longos e articulados de madeira, um deles na posição vertical e firmemente preso ao terreno. O outro, perpendicular ao primeiro, tem numa extremidade um peso e no outro um recipiente para a água. Baixa-se o recipiente ao poço e o peso na outra extremidade ajuda a içar o recipiente.

Era assim que se regavam as hortas, com muito trabalho. A água do balde ia para um reservatório de cimento, através de regos de cimento e depois aguava-se com um aguadouro, tirando a água desse reservatório.
Na foto do artesão, Domingos Martins  pode observar-se um aguadouro que consta de um pau comprido, atravessando uma cabaça, cortada ao meio, criada na horta, podendo aguar com ele. Era um processo muito rudimentar . Este deu lugar à nora e depois ao motor de rega e a mangueiras para aguar.
Também se pode incluir aqui o moinho de vento, para tirar água dos poços. A água ao domicílio também se pode utilizar para o mesmo fim, mas não convém, pois além de cara, faz falta para necessidades básicas. Também pode vir de charcas, diretamente por mangueiras. Até já se pode utilizar a rega automática! Viva o progresso que facilita e muito a vida das pessoas!

Sem comentários: