Seguidores

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ROCA , FUSO E CANUDO


A roca que se vê na foto foi executada pelo artesão/artista, Domingos Martins, do Carvalhal de Cardigos.
Tem uma loja, na praça de Cardigos e, nas horas vagas dedica-se ao fabrico de lindas peças artesanais.

Canudos, que servem para soprar o lume da lareira ou churrasqueira. Consiste num pau todo aberto por dentro, com uma broca ou trado, de um lado e do outro, até ficar oco.  Numa das extremidades prega-se uma chapinha com preguinhos e no meio dessa chapinha apenas um buraquinho. Do outro lado fica aberto e, é onde se sopra.

A Roca mais comum no nosso país, é feita de uma vara de madeira ou de uma cana, e tem numa das suas extremidades uma abertura, a que se chama torre. Lá dentro a meio é colocada uma peça de cortiça, para que a abertura fique mais larga nessa zona. Isto para que se possa lá introduzir uma mecha (a estriga) de linho ou lã.
O Fuso, com cabo de madeira e uma ponta aguçada em ferro, é utilizado num movimento circular para transformar a lã que vem da Roca em fio. Ao fio que fica no Fuso, dá-se o nome de maçaroca.
Assim, a Roca apoia-se na cintura da fiandeira, por norma do lado esquerdo, e com a mão direita segura-se o Fuso, que com movimentos circulares vai torcendo e retorcendo a lã que vem da Roca.
Da maçaroca a lã passa para o novelo, ou seja, está na altura de o dobar, na dobadoura que este artista também sabe fazer.

Sem comentários: