BEIRA BAIXA
A Beira Baixa é uma província (ou região natural) portuguesa, originalmente criada no século XIX, a partir de parte do território da anterior Província da Beira. A Beira Baixa abrange a Beira Interior Sul, Cova da Beira e parcialmente o Pinhal Interior Sul e Norte, englobando grande parte do Distrito de Castelo Branco. Na reforma administrativa de 1936 foi novamente criada uma divisão chamada Província da Beira Baixa. Esta nova província abrange agora só a parte interior sul da antiga Província da Beira, ou seja, aproximadamente o actual Distrito de Castelo Branco. No entanto, as províncias de 1936 praticamente nunca tiveram qualquer atribuição mas são utilizadas diariamente no quotidiano dos portugueses e compreendem uma província histórica de Portugal.
Faz fronteira a Norte com a Beira Alta, a Noroeste com a Beira Litoral, a Sudoeste com o Ribatejo, a Sul com o Alto Alentejo e com a Espanha (província de Cáceres, na Estremadura) e a Leste com a Espanha(província de Cáceres), na Estremadura.É constituída por 13 concelhos, integrando a totalidade do distrito de Castelo Branco e ainda um concelho do distrito de Coimbra e outro do de Santarém, respectivamente. Tinha a sua sede na cidade de Castelo Branco.
- Distrito de Castelo Branco: Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Oleiros,Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei, Vila Velha de Ródão.
Para alguns geógrafos, esta província, em conjunto com a Beira Transmontana, formava uma unidade geográfica maior: a Beira Interior.
Actualmente, o seu território acha-se situado na região estatística do centro, dividindo-se pelas sub-regiões da Beira Interior Sul, Cova da Beira e Pinhal Interior Sul (com as quais coincide plenamente), e ainda pelo Pinhal Interior Norte (por abarcar no seu território o concelho da Pampilhosa da Serra, Distrito de Coimbra).
Sem comentários:
Enviar um comentário