Seguidores

sexta-feira, 1 de maio de 2015

A TRADIÇÃO DAS GIESTAS OU MAIAS

Esta noite, celebra-se as Maias. Esta tradição que ocorre sobretudo no Norte de Portugal, de 30 de Abril para 1 de Maio,no Minho, Douro e Beira Alta, consiste na colocação na janela ou nas portas de ramos de giestas amarelas, designadas por maias por florirem em Maio. 
Segundo Leite de Vasconcelos o costume português das Maias é uma festa popular de origem pagã, ligada a ritos de fertilidade do início da Primavera e do novo ano agrícola, que afastaria ainda o mau-olhado e as bruxas de casa.
Segundo o autor mencionado as Maias constam de duas partes: o enramalhamento das portas, e o “Maio-moço”. A primeira é celebrada no 1º de Maio no Minho, Douro, Beira Alta, entre outros, onde se enfeitam “as portas das casas com ramos de giestas, havendo várias explicações para esta tradição de que Leite de Vasconcelos destaca duas:
A primeira refere-se à fuga para o Egipto, tendo Maria deixado pelo caminho muitos ramos de giesta para não se enganar na volta;
A segunda está ligada ao nascimento de Jesus Cristo, quando os Judeus o procuraram para o matarem, e, como soubessem que ele estava numa determinada casa, colocaram-lhe à porta um ramo de giesta, a fim de o prenderem no dia seguinte. Nesse dia porém, todas as casas da povoação apareceram marcadas, e os Judeus não puderam dar com ele.
Com o advento do Cristianismo atribuiu-se a este velho ritual pagão um carácter religioso ligado à Festa da Santa Cruz e, mesmo, ao Corpo de Deus. Assim, surgiu esta tradição de colocar ramos e giestas (ou conjuntamente com outras flores, coroas), nas portas e janelas das casas, na véspera do 1º de Maio.
No Alto Minho, este costume estende-se também aos carros de bois, aos automóveis, aos tractores, etc. Em certas localidades, coloca-se o raminho de giesta porque "o Maio é tolo"! Noutras, os rapazes que estão para casar, metem por baixo das portas das casas das raparigas casadouras, sem que elas se apercebam, uma "maia de rosas." (Leite de Vasconcelos)

Sem comentários: