Seguidores

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

gracindatavaresdiaspintora: PESSOA DO MÊS DE NOVEMBRO NA JUNTA DE FREGUESIA DE CARDIGOS


GRACINDA TAVARES DIAS

DEDICAÇÃO À VIDA E AOS OUTROS


Os sábios da vida não possuem a totalidade dos ensinamentos que nos são necessários. A aprendizagem terá de ser constante. Só assim fará sentido viver e levar os dias que nos estão destinados até ao fim.

Dos fracos não reza a história e dos que nada fizeram para reinventar os valores e dons que nos são fornecidos nada há a dizer.

Gracinda Dias não é assim. Faz e continua a fazer do seu tempo de vida uma oportunidade constante. Depois da sua vida profissional dedicou-se à pintura. Escreve, é voluntária, assume lugar nos corpos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Cardigos e colabora activamente com o site da Junta de Freguesia de Cardigos.

Pela sua dinâmica e dedicação às coisas e causas, Gracinda Dias é a pessoa do mês de Novembro no site da Junta de Freguesia de Cardigos.

Gracinda Tavares Dias nasceu no dia 7 de Agosto de 1943, no lugar de Chaveira.

Fez os seus estudos primários na Escola Primária da Chaveira, onde a professora Conceição Tavares, de Cardigos, logo lhe despertou o gosto pelo desenho e pintura.

Ingressou no Externato D. Pedro V, onde completou o antigo 5.º ano e continuou a mostrar interesse pelas artes plásticas.

Seguiu para a Escola do Magistério Primário de Portalegre onde se formou em Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico, em 1965.

Após 12 anos de Ensino em Moçambique, regressou e, emVilar Formoso, onde passou a trabalhar, completou o 12.º ano. Frequentou o 3.º ano de Direito em Coimbra, como Trabalhadora Estudante.

Depois da aposentação, em 1996 e ainda em Vilar Formoso, frequentou durante 6 anos uma Escola de Pintura em Fuentes de Oñoro, fronteira espanhola sob orientação do professor espanhol, Francis.

Em 2003, começou a frequentar a Escola de Pintura " Lápis de Cor " da Câmara Municipal do Município de Mação, desta feita sob a orientação do professor italiano Massimo Esposito.

Após 67 anos, Gracinda Dias afirma que " sente um grande prazer por realizar as mais variadas actividades " , entre as quais está incluída a pintura em variados materiais, como telas, vidro, madeira, gesso, marfinite, tecido.

As artes manuais não se ficam por aqui e também gosta de fazer brdados, como Arraiolos, bordado de Castelo Branco, ponto de cruz, ponto Jugoslavo, richelieu, bainhas abertas, macramé, e trabalhar o estanho, em alto e baixo relevo. Gracinda Dias gosta de pintar paisagens,, naturezas mortas, monumentos, casas de habitação, retratos, profissões, entre outros temas, dependendo do que lhe chama mais a atenção ou do que sente no momento em que escolhe o tema. As técnicas utilizadas variam entre o óleo. o acrílico, o pastel seco, o pastel de óleo e o carvão.

Foi em finais de 1997, após a sua aposentação que descobriu o gosto pela pintura, ao ingressar numa Escola de Pintura em Fuentes de Oñoro, fronteira espanhola com Vilar Formoso onde, na ocasião vivia. " com o mestre espanhol adquiriu muitos conhecimentos e o prazer de pintar e conviver" , diz, sem hesitar. E, é com a mesma certeza que confessa que " Quando pinto sinto uma felicidade imensa. Abstenho-me dos problemas da vida e dedico-me de alma e coração à tela. Gosto do resultado mas mais ainda do prazer de pintar."

Além de fazer os referidos trabalhos, esta artista dinamiza, desde 24 de Outubro de 2004, um grupo de Artes em Partilha de Saberes e Convívio na Antiga Escola da Chaveira. Como o próprio nome indica, o convívio é a imagem de marca deste grupo que com espírito de camaradagem leva fora de portas o nome da sua terra.

Como se tudo isto não bastasse a dinâmica escreve-se também em palavras. Na poesia descansa ainda mais o seu espírito que converte em acções de Voluntariado  " que muito me encanta ".

 Toda a história deste grupo de Voluntariado pode ser vista na galeria do Flickr: Centro Cultural e Recreativo de Chaveira' photostream

É, através de Gracinda Dias que o grupo de artes faz intercâmbios, por exemplo com a Misericórdia de Cardigos e Escola Viva dos Vales, destacando-se Quermesses diversas e a Feira Mostra de Mação deste ano.

Gracinda Dias assume ainda a Secretaria da Santa Casa da Misericórdia de Cardigos e é com redobrado orgulho que, depois de todos estes anos de vida intensa, confessa que dessa intensidade vivida retira ensinamentos de felicidade e solidariedade. Dessa vida diz ter aprendido com os erros e seguido sempre em frente. Aos críticos desconstrutivos responde que não se deve desanimar com as críticas desfavoráveis, mas sim " aprender e ensinar constantemente"

NOTA: Este texto foi transcrito do site da Junta de Freguesia de Cardigos para o meu blog pessoal, intitulado:
http://gracindatavaresdias/ pintora.blogspot.com
clicando em Pesquisa do Google

Para ver as fotos publicadas neste artigo deve consultar:
http://www.cardigos.pt/

Clicar no globo e depois
na rubrica pessoas, à esquerda 

6 comentários:

Mafalda S. disse...

Já tinha visto. Imprimi e a Isabel também leu.

É uma justa homenagem. Acho fundamental que o site de Cardigos dê relevância ao que a terra tem de melhor. A D.ª Gracinda é uma dessas pessoas especiais que, onde chega ilumina tudo. Consegue contagiar os outros com o seu próprio entusiasmo. Não é por acaso que a escola da Chaveira se mantém tão activa.

É igualmente admirável, estar permanentemente a lutar pelos seus sonhos. A pintura que faz é simplesmente lindíssima e o facto de se estar continuamente a aperfeiçoar é louvável.

Face a isto, resta-me dizer que a pessoa escolhida pela Junta de Freguesia, foi a opção mais acertada.

Beijinhos e, por favor, nunca desista de ser como é.

vitor dias simoes disse...

Paragéns, Gracinda...você tem garra,força, sempre activa,adora o que fás...É destas pessoas que a nossa terra precisa...obrigado...

Gracinda Tavares Dias disse...

Muitíssimo obrigada Mafalda e Vitor.
Ambos me têm incentivado muito para eu nunca desanimar do meu sonho de ser prestável aos outros.
São muito gentis!
Talvez eu não mereça tamanhos elogios!!!
Confesso que fiquei lisongeada por este reconhecimento público ao meu trabalho e a minha família também.
Obrigada a quem, tão bem, escreve no Jornal da Junta de Freguesia de Cardigos.

Anónimo disse...

Muitos parabéns. Homenagem merecida. Bjs.

Leonor Nunes

Simão Martins Mariano disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
gracinda tavares dias pintora disse...

Nelson Pestana Parabéns, Gracinda, por estes trabalhos lindos e variados! Realmente é preciso ter paixão para dedicar tanto tempo a esta arte!

Nelson Pestana Bem Haja! Aprecio e dou muito valor à tua entrega ao Voluntariado e Artesanato da Chaveira! Beijão!

Fãs de Voluntariado e Artesanato Muito obrigada pela tua tão simpática apreciação às minhas atividades de Voluntariado e Artesanato. São estes comentários que nos ajudam a ir em frente sem desânimos. Beijos e tudo de bom para vós.