Seguidores

domingo, 4 de novembro de 2018

CIDADE DE FLORENÇA EM ITÁLIA



FLORENÇA


Florença (em italianoFirenze e em latimFlorentina) é um munícipio italiano, sub-capital e maior cidade da região da Toscana e da província homônima, com cerca de 377 207 habitantes (1.007.252 a cidade metropolitana). Estende-se por uma área de 102,41 km², tendo uma densidade populacional de 3683 hab/km². Faz fronteira com Bagno a RipoliCampi BisenzioFiesoleImprunetaScandicciSesto Fiorentino.[1][2]Florença foi durante muito tempo considerada a capital da moda.
A cidade é considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo.[3][4] Tornou-se célebre também por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da Divina Comédia, que é um marco da literatura universal e de onde a língua italiana moderna tem várias influências. Nesse poema ele descreve a cidade de Florença em muitas passagens, assim como alguns de seus contemporâneos florentinos célebres, como Guido Cavalcanti, amigo que também era poeta e ativo na vida política da cidade, que também são personagens da obra. Também é florentino Cimabue, o último grande pintor italiano a seguir a tradição bizantina, e responsável pela "descoberta" de Giotto.
Florença tem origem num antigo povoado etrusco, e foi governada pela família Médici desde o início do século XV até meados do século XVIII. O primeiro líder da cidade pertencente à família Médici foi Cosme de Médici, que chegou ao poder em 1437. Foi um protector dos judeus na cidade, iniciando uma longa relação da família com a comunidade judaica. A Grande Sinagoga de Florença, também conhecida como Tempio Maggiore("Templo Principal"), é considerada uma das mais belas da Europa. Destacam-se as diversas e belíssimas catedrais de épocas e estilos diferentes. A cidade também é cenário de obras de artistas do Renascimento, como MichelangeloLeonardo da VinciGiotto di BondoneSandro BotticelliRafaelDonatello, entre outros. Nesta cidade nasceram os papas Leão XClemente VIIClemente VIIILeão XIUrbano VIII .


















Símbolo


Brasão
Florença
O símbolo usado no brasão e no gonfalãode Florença é uma flor-de-lis de gulesdesabrochada (em italiano, giglio bottonato ou giglio di Firenze), símbolo da cidade desde o século XI. Atualmente a flor-de-lis é vermelha sobre fundo branco mas antigamente as cores eram invertidas, justamente em referência à cor das flores da Iris florentina. As cores atuais remontam a 1251 quando os gibelinos, no exílio, continuavam a ostentar o símbolo de Florença. Foi então que os guelfos, que controlavam a cidade, passaram a distinguir-se dos seus adversários, invertendo as cores. Tal inversão permaneceu até os dias atuais.

Património


Sem comentários: