Seguidores

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

AMIGO SECRETO OU OCULTO

AMIGO SECRETO OU OCULTO


No Brasil, é muito comum a prática entre amigos, funcionários de uma empresa, amigos e colegas de escola e na família, da brincadeira do amigo oculto (secreto). Essa brincadeira consiste de cada pessoa selecionar um nome de uma outra pessoa que esteja participando desta (obviamente a pessoa não pode sortear ela mesma) e presenteá-la no dia, ou na véspera. É comum que sejam dadas dicas sobre o amigo oculto, como características físicas ou qualidades, até que todos descubram quem é o amigo oculto. Alguns dizem características totalmente opostas para deixar a brincadeira ainda mais divertida.
Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos. A brincadeira popularizou-se no ano de 1929, em plena depressão onde, quem não tinha dinheiro para comprar presentes para todos se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes.

Já vai sendo costume a troca de presentes à sorte.
Põem-se todos os presentes dentro de um grande saco e uma das pessoas sem ver,tira um ao acaso para uma pessoa qualquer que se indicar.
Todos põem um presente e recebem o que lhe calhar dos outros.
Isto acontece, normalmente, na comemoração de um almoço ou jantar de Natal, de determinado grupo de trabalho ou lazer.

Sem comentários: