Seguidores

sábado, 20 de fevereiro de 2021

VALORES E CRENÇAS


 

                        VALORES E CRENÇAS

VALORES são conceitos, absorvidos por nós, que através da importância que lhes atribuímos traduzem as preferências de ações e comportamentos na nossa vida. Os Valores são os sentimentos que governam as nossas decisões na rotina diária e no rumo ao nosso futuro.

As nossas CRENÇAS constituem um conjunto de convicções pessoais que definem padrões de ações e comportamentos assumidos por nós. São pressupostos subjetivos para considerar algo certo ou verdadeiro, não sendo racionalmente comprovados e que muitas vezes assumimos por fé. As crenças funcionam como convicções que alavancam (capacitantes) ou como convicções que retraem (limitantes) os nossos projetos.

O nosso conjunto de Valores e Crenças definem  os PRINCÍPIOS que regem a forma como agimos e reagimos diante das diversas situações que surgem na nossa vida.

Valor: Humor

Crença : O Humor é gerador de um bom ambiente

Princípio: Procuro relacionamentos com pessoas bem humoradas.

TIPOS DE CRENÇAS

Hereditárias

Pessoais

Sociais

CONHECIMENTO

A relação entre crença e conhecimento é que uma crença pode ser conhecimento, se a crença for verdadeira e se o crente tiver uma justificativa (afirmações/provas/orientações razoáveis e necessariamente plausíveis) para acreditar que é verdade

MODELO A  B  C

"(...) Contraímos atitudes irracionais acreditando que certas condições  (tais como receber amor ou ter sucesso) precisam ou devem existir, e que outras condições (como ficar frustrado ou se sentir forçado a agir sozinho) não precisam ou não devem existir. Por causa dessas ideias irrealistas, geralmente acabamos odiando a nós e aos outros"

CRENÇAS RACIONAIS podem ser 

*lógicas, 

*suportadas empiricamente

permitem a satisfação das necessidades e objetivos mais básicos

CRENÇAS IRRACIONAIS

*cognições ou filosofias que carecem de suporte lógico ou científico

*distorcem a realidade

*não são lógicas

*levam a emoções pouco saudáveis

*levam a comportamentos desajustados e autodestrutivos

TIPOS DE VALORES HUMANOS

Os valores do ser humano são classificados por sua natureza e caraterísticas, segundo o conhecimento filosófico, os principais tipos de valores são os seguintes:

*Valores morais: aqueles relacionados com as virtudes e a realização como seres humanos. O objetivo dos valores morais é a busca pelas virtudes; separam o que é bom do que não é.

*Valores religiosos: Estes valores humanos são determinados pelas diferentes religiões e, geralmente baseiam-se em conceitos de bondade, fé e sacrifício.

*Valores humanos: são valores próprios das pessoas e de sua natureza. Seu objetivo principal é melhorar a convivência e fomentar a empatia.

* Valores universais: São valores humanos aplicáveis em todas as sociedades, culturas, condições económicas e religiões. A tolerância e o respeito, por exemplo, são dois valores universais

*Valores estéticos: Como o seu nome indica, os valores estéticos têm como objetivo a própria beleza e o prazer da harmonia. Estes valores aplicam-se principalmente na arte e na expressão criativa.

*Valores intelectuais: Este tipo de valores coloca seu foco na busca do conhecimento e da verdade. *Valores físicos* Segundo a teoria da pirâmide de Maslow, este tipo de valores do ser humano está relacionado com manter um certo nível de bem-estar e saúde física, evitando assim, estados de enfermidade e debilidade.

*Valores sociais: Os valores sociais são aqueles reconhecidos por uma cultura ou sociedade, cujo objetivo é fortalecer os vínculos humanos.

* Valores afetivos: Encontramos estes valores do ser humano muito próximos aos sociais. Os valores afetivos são aqueles relacionados com o amor, o carinho e com o prazer interpessoal.

* Valores económicos: Finalmente, um dos tipos de valores mais preponderantes nos dias atuais é o de valores económicos. Este tem como objetivo a busca por estabilidade financeira e melhores ganhos económicos. Entre este tipo de valores, temos os empresariais e profissionais.









Sem comentários: