Seguidores

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

RECEITA DAS AZEVIAS, DOCE TRADICIONAL DE NATAL

Azevias

250 g de farinha
0,5 dl de azeite
sumo de 1 laranja
1 pitada de sal
1 pitada de canela
água

Para o doce

1 kg de batata doce
300 g de açúcar
1,5 dl de água
3 gemas
150 g de amêndoas

Coloque a farinha num recipiente, junte o azeite morno, o sumo da laranja, o sal, a canela e vá deitando água e amassando bem, até obter uma bola de massa elástica e capaz de ser estendida com o rolo. Deixe levedar durante 1 hora. Prepare o doce: Ferva, pele, seque no forno e pique as amêndoas. Lave bem as batatas doces, coza-as inteiras, deixe arrefecer, pele e triture. Ferva durante 3 minutos o açúcar com a água, retire e junte o polme da batata e leve a lume brando para ferver durante 5 minutos, mexendo com uma colher de pau, sem deixar pegar. Retire, junte as gemas e as amêndoas e volte a levar ao lume para engrossar. Retire e deixe arrefecer. Estenda a massa dos pastéis finamente, ponha em cima montinhos de doce e cubra-os com a massa, como se faz com os rissóis. Corte, frite em óleo quente, escorra e passe por açúcar e canela.


fonte://www.facebook.com/mestre.culinaria?fref=ts
azevias
Azevias
 
 250 g de farinha, 0,5 dl de azeite, sumo de 1 laranja, 1 pitada de sal, 1 pitada de canela, água.
Para o doce:
1 kg de batata doce, 300 g de açúcar, 1,5 dl de... água, 3 gemas, 150 g de amêndoas.

Coloque a farinha num recipiente, junte o azeite morno, o sumo da laranja, o sal, a canela e vá deitando água e amassando bem, até obter uma bola de massa elástica e capaz de ser estendida com o rolo. Deixe levedar durante 1 hora.
Prepare o doce:
Ferva, pele, seque no forno e pique as amêndoas. Lave bem as batatas doces, coza-as inteiras, deixe arrefecer, pele e triture. Ferva durante 3 minutos o açúcar com a água, retire e junte o polme da batata e leve a lume brando para ferver durante 5 minutos, mexendo com uma colher de pau, sem deixar pegar. Retire, junte as gemas e as amêndoas e volte a levar ao lume para engrossar. Retire e deixe arrefecer. Estenda a massa dos pastéis finamente, ponha em cima montinhos de doce e cubra-os com a massa, como se faz com os rissóis. Corte, frite em óleo quente, escorra e passe por açúcar e canela.


 

Sem comentários: